FGTS E COMPRA DE IMÓVEL NOVAS REGRAS 2017
FGTS E COMPRA E IMÓVEL NOVAS REGRAS 2017
A compra pelo SFH, Sistema Financeiro Habitacional, passa a ter uma nova faixa(regra) de caráter temporário para aquisição de imóveis com uso dos recursos do FGTS 2017 a partir de hoje 20/02/2017.
Conceito
A nova regra aprovada pelo Conselho Monetário Nacional(CMN) permite que imóveis com valor de avaliação de até 1.5 milhão possam ser financiados com recursos provenientes do FGTS(Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dentro do SFH(Sistema Financeiro Habitacional) onde os juros aplicados são reduzidos, desde que seguidos determinados critérios de contratação. Utilização na contratação do programa Minha Casa Minha Vida e C-FGTS(carta FGTS).
A CMN considera imóvel novo aquele com habite-se de até 180 dias ou os imóveis comercializados pelas Incorporadoras.
A CMN considera imóvel novo aquele com habite-se de até 180 dias ou os imóveis comercializados pelas Incorporadoras.
Vigência
Regras válidas apenas para imóveis novos adquiridos no ano de 2017 com inicio de vigência a partir do dia 20/02/2017 até 31/12/2107.
Imóveis que podem ser adquiridos e regiões abrangidas.
Válido somente para aquisição(compra) de imóveis NOVOS com emissão de habite-se de até 180 dias e os comercializados por INCORPORADORAS e tem abrangência para todas as regiões do país.
Atenção:
IMÓVEIS NOVOS
ATÉ O LIMITE DE R$ 1.500.000,00
Imóveis excluídos da regras
Imóveis usados estão excluídos das novas regras e permanecem com a regra anterior de até 950 mil para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal e para os demais estados com limite de 800 mil(capitais).
Imóveis adquiridos pela regra antiga e fora do âmbito do SFH não poderão fazer uso do saldo da conta vinculada do FGTS para amortização prestações ou quitar o saldo devedor, nem migrar para a nova regra.
IMÓVEIS USADOS
Uso do FGTS da conta do trabalhador
A utilização do saldo do FGTS da conta vinculada do trabalhador ativa ou inativa é opcional. Não é obrigatório ter saldo na conta vinculada do FGTS para se enquadrar na nova regra. Recomendo que quem tenha saldo e esteja dentro das regras de uso do FGTS utilize o mesmo como parte do pagamento reduzindo o valor a ser financiado.
Imposto de Renda e contas inativas
O uso do saldo das contas inativas liberado pelo governo, está isento do imposto de renda porém com a obrigação de declarar como rendimento não tributável.
A regra vale mesmo para quem não utilizar os valores na aquisição da casa própria.
Ajuda em como declarar: Email: mcamini159@gmail.com
MINHA CASA MINHA VIDA
Para saber regras vigente do MCMV assista o vídeo com o Dr. Mauro do jurídico da CEF.
Comentários
Postar um comentário
Os assuntos relativos ao Ramo Imobiliário envolvem legislação geral, legislação especial, prática no mercado, decisões judiciais, jurisprudência dos tribunais e análise especifica de cada situação que em cada estado do Brasil pode ser diferente e com o tempo vai se modificando e aqui não podem abranger 100% do que você precisa saber. NUNCA utilize o que for publicado como solução definitiva. Aqui você encontra um caminho para entender um pouco sobre imóveis. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações prestadas. Entenda seu problema e busque a solução junto a um profissional de sua confiança.
Este site pertence ao Google que pode coletar informações sobre quem o acessa como sua localização, tempo que ficou no site e em cada página visitada, o que pesquisou. Essas informações visam direcionar os assuntos para o que as pessoas mais procuram. Não deixe de visitar a página de privacidade e saber mais sobre como tratamos seus dados.
Comentários e dúvidas serão respondidas dentro de 48h e o email fica a disposição caso não houver retorno
Email: mcamini150@gmail.com